Ao buscar informações sobre uma ferramenta tão benéfica para sua vida, você mostra um empenho invejável em se tornar uma versão melhor de você mesmo. Esse é, justamente, o objetivo principal da PNL, reconhecida como “a fórmula da excelência humana”.
A PNL é como um manual de instruções para a mente. Trata-se de uma ferramenta comportamental altamente eficaz, capaz de curar fobias, diminuir ansiedade, reduzir estresse e superar neuroses, permitindo também melhorar as relações com os outros e com você mesmo. Além de superar dificuldades,
a PNL permite que você modele pessoas bem-sucedidas para conseguir realizar todos os seus objetivos. E, uma vez ciente da sua capacidade, você poderá descobrir que é melhor do que pensa em diferentes áreas da sua vida.
O homem, ao nascer, é privilegiado com uma máquina poderosíssima. Capaz de agir protegendo nossa integridade física e mental por toda nossa existência; capaz de produzir resultados maravilhosos como a criação da Disney ou a poesia de Dante, a genialidade de Einsten, ou o incondicional amor de Madre Tereza, ou a inteligente persistência de Gandhi; capaz de levar o homem ao espaço.
Mais do que essas realizações nossa “máquina poderosa” é capaz de produzir “sonhos maravilhosos”. O sonho de voar de Dumont, ou de Colombo de encontrar um Paraíso, ou o de Ford, colocando a locomoção à disposição de todos, ou de Sabin que não queria mais ver crianças sofrerem e pôde gozar o privilégio Supremo de enxergar a erradicação de uma doença.
Acreditamos que é possível desenvolver qualquer habilidade que leve o ser humano à conquista de seus objetivos.
É plenamente possível a qualquer pessoa desenvolver a qualidade capaz de superar suas necessidades, tornando-se digna de receber o justo reconhecimento por isso.
Acreditamos também na perfeição da essência humana e que é possível, com método, atingir a excelência em nossos comportamentos.
“Fatos são fatos. Eles não são alegres ou tristes. A representação interna e significados que damos a eles é que podem ser alegres ou tristes.
Seja o comandante das suas emoções”.
Norberto Abicair
UM POUCO DA HISTÓRIA DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
A Programação Neurolinguística é definida como sendo a ciência e a arte de eliciar a excelência do ser humano.
Ela surgiu na década de setenta com Richard Blander, um expert em computação e lógica, que na época estudava Psicologia na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, e John Grinder que era professor de Linguística na mesma universidade.
Partiram do princípio lógico de que, se alguém é capaz de fazer algo com excelência, se modelarmos cada ação da pessoa poderemos também fazer o mesmo. E assim, decidiram, a princípio, modelar o comportamento terapêutico de três celebridades do campo psíquico; Fritz Perls, um famoso psicoterapeuta criador da Gestalt, Virginia Satir, excelente terapeuta familiar, e Minton Erickson, hipnoterapeuta reconhecido pela rapidez com que alcança seus resultados.
Ao modelar esses três profissionais, perceberam que para agir como eles, era preciso também descobrir como eles pensavam.
Iniciaram reconhecendo padrões comuns de linguagem entre eles, de onde surgiu o primeiro livro, “A Estrutura da Magia” e a partir de então, a Programação Neurolinguística tem crescido de forma rápida em todo mundo.
Após o aprendizado da modelagem da linguagem, perceberam que era possível programar o cérebro, para que se pudessem obter comportamentos mais adequados ou variados frente a determinados situações. Daí o nome Programação (remodelagem), Neuro (do sistema nervoso), Linguística (usando a linguagem).
Ou seja, a PNL trata de experiência humana subjetiva, como nosso cérebro administra as informações colhidas do mundo externo.
Comments